Formação Guarda Mirim

Curso de Formação Básica

Projeto aprendiz social desenvolve ações de inclusão para o mundo do trabalho, prestando atendimento de modo continuado.

Público-alvo: Adolescentes de 14 anos completos a 17 anos de famílias com perfil socioeconômico de transferência de renda.

Os adolescentes participam de oficinas e de atividades extracurriculares, tais como palestras, eventos e projetos que compõem o Curso de Formação Básica, durante todo o período que permanecem inscritos e matriculados na entidade Guarda Mirim.

Também contam com treinamento específico visando o desenvolvimento de aspectos como: autoestima, autoimagem, comunicação, atenção, concentração, liderança, memória, criatividade, espontaneidade, percepção corporal e visual, relacionamento interpessoal, entre outros.

Durante as oficinas e os treinamentos é possível observar dificuldades de comportamento, emocionais e relacionadas a questões pedagógicas. Esse diagnóstico possibilita que, a equipe técnica (Psicóloga, Assistente Social e Pedagoga) trabalhem de forma específica e individualizada com cada adolescente, visando a superação das dificuldades, objetivando encaminhar para o trabalho jovens qualificados.

Importante ressaltar que a Guarda Mirim ministra gratuitamente o curso de Formação Básica, e durante o período os jovens desenvolvem competências como:

Matriz Curricular – Oficinas - Curso de Formação Básica - Carga Horária - 400 horas

Oficinas

Conteúdo

C.H.

 

Oficina de Língua Portuguesa

Variações Linguísticas, Leitura, Interpretação, Produção de Textos, Gramática, Técnicas de Redação

 

60h

 

Oficina de Matemática

Sistema de Numeração, As Quatro Operações Básicas, Números Decimais, Frações, Regra de Três, Porcentagem e Raciocínio Lógico

 

40h

Informática

Windows, Pacote Office (Word, Excel, Power Point), Digitação, E-mail (configuração e utilização), Internet (navegação e pesquisa), Introdução Hardware e Software.

60h

 

 

Noções Administrativas

Ser aprendiz, Formas de trabalho, Planejamento e Trabalho, Trabalho emprego e desemprego, Direitos Trabalhistas, Empreendedorismo, Tipos de Empresas e Hierarquia Organizacional, Organograma, Fluxograma e Cronograma, Documentos Comerciais, Arquivo.

 

 

 

40h

 

Noções de Atendimento

Marketing Pessoal, Etiqueta Social e no Trabalho, Atitudes corretas na empresa – o uso do telefone, Comunicação Empresarial, Recursos da Comunicação, Problemas na Comunicação, Telecomunicação, Comunicação Internet, Organização de Agenda, e Atendimento ao Cliente.

 

   20h

 

Saúde e Qualidade de Vida

Adolescência, Alimentação, Higiene Pessoal, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Drogas, Gravidez na Adolescência, Segurança e Higiene no Trabalho, 

 

20h

 

Atividades Físicas

Ordem unida, Primeiros Socorros, Pequenos Jogos, Jogos Corporativo, Equilíbrio, Circuito, Ginástica Laboral, Desvios Posturais.

40h

 

Educação Moral e Cívica

Visão Sistêmica (Município, Estado, País), Símbolos Nacionais, Os Três Poderes, A História da Guarda Mirim, Hinos, Direitos Humanos, Ética Profissional, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Ética, Moral e Cidadania.

 

20h

 

 

 

Treinamentos

Os treinamentos acontecem com a psicóloga e abordam temas como: autoestima, autoconhecimento, comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, atenção, postura, apresentação, disciplina e ocorrem por meio da aplicação de dinâmicas, vivências e jogos lúdicos.

 

 

 

20h

 

 

 

 

Atividades Extracurriculares

Palestras com temas específicos, de acordo com cronograma semestral: Proerd – Saúde e Qualidade de Vida, Planejamento Carreira e Sucesso, Curso de Inicialização Política, Conflitos e Ansiedades na Adolescência, As competências necessárias para ter sucesso na carreira profissional, SEBRAE - Palestra empreendedorismo como opção de carreira, Direito do Consumidor PROCON.

Projetos (Voto Consciente, Campanha do Agasalho, Faça Uma Criança Sorrir, Empresa Virtual e Natal Solidário)

 

 

 

 

 

80h

Carga Horária Total

400h

Projetos e Eventos

Evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher: com a participação das famílias. O planejamento ocorre de modo livre, e é definido pelos adolescentes que realizam apresentações por meio de teatro, danças, músicas, paródias, cordel, recital entre outras;

Projeto Voto Consciente: visa apresentar aos adolescentes que participam do Curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania. Simulando as eleições municipais, fazendo com que todos reflitam sobre propostas para trazer melhorias para a cidade de Suzano.

Durante o programa, os jovens criam partidos políticos, participam de debates, elaboram propostas de governo, lançam candidatura, organizam campanhas eleitorais, elaboram o Código Eleitoral e votam;

Projeto Empresa Virtual: Oferece aos aspirantes a oportunidade de conhecer e vivenciar o cotidiano corporativo com foco na sustentabilidade e comunicação por meio de atividades práticas.

Os adolescentes criam e gerenciam uma empresa fictícia, tendo ideia de seu funcionamento, rotinas e estrutura. Durante o desenvolvimento deste processo, são definidos os cargos necessários de uma empresa, e distribuídos entre os aspirantes, com base em uma avaliação justa, iniciando o desenvolvimento de montagem da empresa. Para a finalização, os jovens montam na quadra da instituição toda a rotina alcançada no trabalho escrito. A apresentação final é aberta ao público, que se torna o maior avaliador de todo o sistema;

Festa da Primavera: Evento anual com várias atrações e com a participação especial dos aspirantes e formados da instituição, entre elas, show de talentos, barracas de alimentação, bingo beneficente, desfile de miss e mister. Toda a verba arrecadada tem como destino a realização dos Projetos Faça Uma Criança Sorrir e Natal Solidário. Ambos os projetos oferecem as crianças da comunidade no entorno da sede da instituição um dia especial em celebração as datas festivas dos projetos;

Projeto Faça Uma Criança Sorrir: Visa desenvolver o espírito de solidariedade e o trabalho em equipe na busca de maior integração com a comunidade. Com os donativos arrecadados pela Festa da Primavera, os jovens participantes do curso de Formação Básica, organizam uma festa, preparam atividades recreativas para oferecer aos participantes, embalam os brinquedos, distribuindo-os para as crianças da comunidade previamente cadastradas por eles mesmos. O projeto se encerra com uma grande festa na instituição;

Projeto Natal Solidário: Em clima de confraternização de final de ano, este projeto é dedicado às crianças carentes do entorno da sede da instituição, que são previamente cadastradas pelos próprios adolescentes do Curso de Formação Básica e tem a finalidade de oferecer um dia especial com brincadeiras, atividades recreativas e entrega de brinquedos com a participação ilustre do Papai Noel.

Contato

GUARDA MIRIM DE SUZANO

UNIDADE JARDIM SANTA LUCIA

Rua Shimpei Sayama, 304 | Jardim Santa Lúcia, Suzano-SP | CEP-08615-230

Telefone: 11 4748-4911 / 11 4748-6477 / 11 4759-1378

UNIDADE TIRADENTES

Rua Tiradentes, 79, Centro, Suzano-SP | CEP-08674-195

Telefone: 11 4748-8003

E-mail: gmsuzano@gmsuzano.org.br

/guardamirimdesuzano

@guardamirimdesuzano

© 2021 - Todos os direitos reservados