Aspirantes da Guarda Mirim de Suzano são diplomados na Câmara de Vereadores

Publicado em 17/04/2019

 

Evento foi a etapa final do projeto “Voto Consciente”, realizado há mais de 10 anos pela instituição 

Aspirantes da Guarda Mirim de Suzano (GMS) puderam viver, na manhã desta quarta-feira (17), por algumas horas, um dos momentos máximos da democracia brasileira: a diplomação. A cerimônia, que simboliza que o postulante ao cargo foi eleito pelo povo e está apto para ocupar o cargo, ocorreu na Câmara de Vereadores de Suzano e foi comandada pela presidenta da Casa de Leis, Gerice Lione (PR). Quatro vereadores, um prefeito e uma vice-prefeita simbólica, todos eleitos por adolescentes da GMS, sentiram na pele este momento. Além de diplomados, eles tomaram posse de seus cargos simbólicos.

O evento, apesar de simbólico, fortalece o entendimento dos jovens da GMS sobre a importância do engajamento político para a solução de problemas e conflitos de Suzano, do Estado de São Paulo e do País. “Eu aprendi como solucionar os problemas e como criar projetos e soluções que podem ajudar a melhorar a minha cidade”, declarou Caio Victor Miranda Luca, que foi eleito prefeito no “Voto Consciente”.

Iago Alves de Oliveira, vereador mais votado no projeto, destaca que a experiência como parlamentar promovida pela Guarda Mirim abriu para ele uma nova forma de encarar os problemas da cidade, buscar mudanças e propor novas soluções. “Analisei a fonte do problema e pensei: como cidadão de Suzano o que eu mudaria na cidade? Concluí que a gente tem que olhar sempre como cidadão, como morador de Suzano e não como vereador”.

Classificado como uma prática de cidadania promovida pela GMS, com o intuído de ir além da preparação de jovens para o mercado de trabalho, mas de expandir os horizontes intelectuais e morais dos aspirantes para novas fronteiras, o “Voto Consciente” surgiu para mostrar aos jovens que o voto é muito mais que a escolha de pessoas, é a escolha de propostas e isto faz a decisão de cada nome uma escolha muito complexa.

“Ele surgiu dentro de uma proposta nossa de passar para os jovens a importância que existe no ato cidadão, ou cidadã, de escolher seus representantes. É uma escola de cidadania para melhorar a condição do voto”, explica Natal José Francisco, presidente da entidade, “Até porque, nessa faixa etária, o jovem não está muito interessado por isso [pela política], mas ele tem que entender que logo mais ele é eleitor e que ele precisa estar preparado para o momento do voto”, acrescenta.

Saiba mais

O “Voto Consciente” é realizado semestralmente pela Guarda Mirim de Suzano com o objetivo de dar aos jovens da instituição a oportunidade de ter uma formação básica sobre política, importância das eleições, democracia e o voto como um exercício de cidadania.

Durante as atividades do projeto, eles participam apenas de um minicurso de iniciação política, ministrado por cientistas políticos da Fundação Konrad Adenauer Brasil, e simulam todo o processo das eleições municipais.

Durante quase um mês, são montados partidos políticos, formadas coligações, propostas são debatidas durante os debates das candidaturas e todo um processo de campanha eleitoral é estimulado até a apuração dos votos. Por fim, os eleitos são diplomados na Câmara de Vereadores de Suzano na atividade denominada “Vereador por um Dia”.

Inscrições

A GMS realizará de 22 a 25 de abril as inscrições para novas turmas. Confira os pré-requisitos para participar:

Morar em Suzano;

Ter nascido entre julho de 2002 e julho de 2004;

Estar cursando, no mínimo, o 9º ano (antiga 8ª série) no período noturno;

Comparecer acompanhado por seu responsável legal;

No ato da inscrição são exigidos os seguintes documentos:

RG e CPF do candidato;

RG e CPF do responsável legal;

Comprovante de residência com CEP (atualizado) e em nome do responsável;

Boletim escolar - conclusão de 2018.

 




Contato

GUARDA MIRIM DE SUZANO

Rua Shimpei Sayama, 304 | Jardim Santa Lúcia | Suzano | SP | 08615-230

11 4748.4911
11 4748.6477
11 4759.1378


Rua Tiradentes, 79 | Centro | Suzano | SP | 08674-195

11 4748-8003

gmsuzano@gmsuzano.org.br

/guardamirimdesuzano

© 2019 - Todos os direitos reservados