Guarda Mirim de Suzano orienta jovens com Projeto Voto Consciente

Publicado em 10/09/2019

Após esta etapa, os jovens realizam debate, comício e apuração dos votos; visita à Câmara Municipal de Suzano ocorrerá no dia 19 de setembro
 
Os aspirantes da Guarda Mirim de Suzano participaram, durante três dias (4,5 e 6 de setembro), do Projeto Voto Consciente. A iniciativa busca orientar os jovens quanto ao processo eleitoral, bem como direitos e deveres enquanto cidadão, além de apresentar a importância do voto, com o curso de iniciação política.
 
Com o objetivo de elucidar os principais aspectos que envolvem os poderes municipal, estadual e federal, uma série de palestras foi direcionada para que os aspirantes possam, de fato, exercer a cidadania.
 
O voto é obrigatório somente a partir dos 18 anos, porém, com 16 anos, os jovens já podem votar.
 
“É importante destacar, orientar e estimular os aspirantes que podem, de fato, contribuir para o exercício da democracia, valorizando a importância do voto. Está em nossas mãos essa responsabilidade e podemos contribuir para  transformar a realidade social, apenas com um voto realizado de forma consciente. A Guarda Mirim trabalha com a ideia de formar jovens para o mundo com capacidade de liderança, ética e competência. Quando desenvolvemos ações como esta, fortalecemos essa afirmação”, elucida Natal José Francisco, presidente da Guarda Mirim de Suzano.
 
O evento ocorre todos os anos. Nesta edição, o pontapé inicial começou na última quarta-feira, dia 04, e seguiu até sexta-feira, dia 06 de setembro graças à parceria com a Fundação Konrad Adenauer Stiftung, com uma equipe de cientistas políticos liderada pelo professor Humberto Dantas, puderam aprender sobre Democracia, com Bezinha Cunha Soares, Cidadania com Joyce Luz e Estrutura de Estado com Rodney Amador.
 
Durante os três dias, especialistas inseriram os adolescentes nos assuntos relacionados à política, sobretudo, conscientizando sobre a importância do processo eleitoral, explicar dúvidas sobre o papel de prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores e presidente.
 
Para finalizar o projeto, após esta etapa, os jovens realizam debate, comício e apuração dos votos. A visita à Câmara Municipal de Suzano ocorrerá no dia 19 de setembro.
 
A Guarda Mirim de Suzano está localizada na Rua Shimpey Sayama, 304, no Jardim Santa Lúcia. O horário de atendimento é das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4748-4911 e 4748-6477 no site www.gmsuzano.org.br ou na página oficial do Facebook: guardamirimdesuzano.




Contato

GUARDA MIRIM DE SUZANO

Rua Shimpei Sayama, 304 | Jardim Santa Lúcia | Suzano | SP | 08615-230

11 4748.4911
11 4748.6477
11 4759.1378


Rua Tiradentes, 79 | Centro | Suzano | SP | 08674-195

11 4748-8003

gmsuzano@gmsuzano.org.br

/guardamirimdesuzano

© 2019 - Todos os direitos reservados