Guarda Mirim de Suzano prepara mais uma edição do 'Voto Consciente'

Publicado em 26/03/2019

 

Aspirantes da instituição terão 3 dias de palestras e vão aprender sobre todas as esferas de poder: municipal, estadual e federal, além de suas obrigações e conscientizar o jovem sobre a importância do voto 

Que o voto é obrigatório a partir dos 18 anos todo adulto sabe, por sua vez os adolescentes têm conhecimento de que podem comparecer às urnas a partir dos 16 anos para eleger um presidente, deputados, senadores, governador, prefeito ou vereador. O que falta é dimensionar, em alguns casos, o poder do voto como força motriz de transformação social.

Por isso, e pensando em elucidar alguns pontos, dar luz frente a alguns mitos e mostrar que a urna, eletrônica ou não, é o principal ponto de partida de uma mudança, a Guarda Mirim de Suzano realiza todos os anos o “Voto Consciente”. O programa tem como objetivo conscientizar o jovem sobre a importância do voto.

Neste ano, o pontapé inicial começou nesta quarta-feira (20) e vai até a sexta-feira (22) quando a instituição realiza o curso de iniciação política, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Stiftung, com uma equipe de cientistas políticos liderada pelo professor Humberto Dantas.

Durante os três dias, os especialistas vão inserir os adolescentes nos assuntos relacionados à política e conscientizá-los da importância do processo eleitoral, elucidar dúvidas sobre o papel de prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores e presidente.

“É um projeto que fortalece a conscientização política dos nossos jovens e dá a eles a dimensão do poder que eles têm em mãos para mudar a sua realidade através da política. A Guarda Mirim trabalha com a ideia de formar jovens para o mundo com capacidade de liderança, ética e competência. Quando a gente tira três dias pra ensinar pra eles a importância do sufrágio universal fortalecemos muitos destes pontos”, explica Natal José Francisco, presidente da entidade.

Eleições

Após entender o papel da política no cotidiano e sua capacidade para modificá-lo, o programa parte para a segunda etapa: a simulação de uma campanha eleitoral. Durante o mês de abril os jovens vão ter a oportunidade de vivenciar uma campanha eleitoral.

Neste período, eles podem vivenciar a experiência de elaborar projetos que resultem em melhorias para a cidade e defendê-los em debates, conquistando o voto do eleitorado. Divididos em “coligações”, eles, ainda, vão poder se candidatar aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Os eleitos serão diplomados na Câmara de Suzano.

Após todo este processo, os jovens devem encaminhar à presidência da Câmara de Vereadores de Suzano a síntese de suas propostas nos mais diversos temas. 

 




Contato

GUARDA MIRIM DE SUZANO

Rua Shimpei Sayama, 304 | Jardim Santa Lúcia | Suzano | SP | 08615-230

11 4748.4911
11 4748.6477
11 4759.1378


Rua Tiradentes, 79 | Centro | Suzano | SP | 08674-195

11 4748-8003

gmsuzano@gmsuzano.org.br

/guardamirimdesuzano

© 2019 - Todos os direitos reservados