Projeto Vereador por um Dia leva aspirantes à Câmara Municipal

Publicado em 02/10/2019

 

 

Ação faz parte do projeto Voto Consciente, realizado a cada semestre pela instituição e que tem o objetivo de promover o exercício da cidadania entre os jovens

Com o objetivo de promover o exercício da cidadania entre os jovens do curso de formação básica da Guarda Mirim, a Câmara Municipal de Suzano recebeu, na manhã desta quarta-feira (02 de outubro), o projeto “Vereador por um Dia”. Ao todo, 92 aspirantes da 63ª turma compareceram ao plenário, onde foram diplomados os eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores pela instituição. A ação faz parte do o projeto Voto Consciente.

Presidente da Guarda Mirim, Natal José Francisco, explica que a iniciativa visa auxiliar na formação cidadã dos jovens sobre a iniciativa e destaca a importância de ações que conscientizem a votação, de forma consciente.

Há mais de 10 anos esse projeto faz parte dos programas realizados pela Guarda Mirim de Suzano e auxilia na formação dos jovens como cidadãos, pois normalmente nesta faixa etária eles não se interessam muito pelo tema. Por isso, identificamos a necessidade de incentivar o interesse pela política. Estamos falando de um projeto transformador e de extrema importância já que os aspirantes estão prestes a se tornarem eleitores. Realizamos uma sessão simbólica na Câmara onde são diplomados os eleitos, sempre com a presença de todos os adolescentes e também dos vereadores do atual mandato”, elucida Natal.

Realizado a cada semestre, o Voto Consciente simula eleições municipais para promover o exercício da cidadania entre os jovens do curso de formação básica. Durante o projeto, que possui duração aproximada de um mês, os jovens da Guarda Mirim de Suzano participam de debates, organizam campanhas, constituem partidos e coligações e até criam o Código Eleitoral.

Também compondo a iniciativa, os adolescentes participam de um curso de iniciação política, realizado em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil. Neste semestre, os cientistas políticos Humberto Dantas, Mônica Sodré e Samuel Oliveira ministraram as aulas. Para Natal, a ação é um dos destaques do projeto, pois enriquece o conhecimento dos jovens.

A parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil é de grande relevância, uma vez que eles desenvolvem o projeto de iniciação política em vários países, divulgando a democracia. Durante três dias, os cientistas políticos trabalham com dinâmicas voltadas para o tema, até a finalização com o processo eletivo”, completa o presidente.

No dia 19 de setembro, os aspirantes da 63ª turma puderam presenciar o debate, comício e apuração dos votos dos jovens eleitos. Para o cargo de prefeito, o escolhido foi Gabriel Luigi Fortunato de Santana, do PCJA coligação a União que luta por você, ao lado do vice-prefeito Julio Cesar dos Santos Moura, do mesmo partido.

Já como vereadores foram eleitos Leticia Gomes da Silva, do PTS Unidos para um bem maior; Abia Franciele dos Santos Pinheiro, PCJA coligação a União que luta por você; Jonatas dos Santos Vitória do PSP coligação Juntos por Você e Isabel Cristina de Santana Barbosa do PCP – o Progresso de Suzano.

 




Contato

GUARDA MIRIM DE SUZANO

Rua Shimpei Sayama, 304 | Jardim Santa Lúcia | Suzano | SP | 08615-230

11 4748.4911
11 4748.6477
11 4759.1378


Rua Tiradentes, 79 | Centro | Suzano | SP | 08674-195

11 4748-8003

gmsuzano@gmsuzano.org.br

/guardamirimdesuzano

© 2019 - Todos os direitos reservados