Programa de Aprendizagem

Público-alvo: O Programa de Aprendizagem ofertará formação técnico profissional, conhecimentos e habilidades básicas e específicas para o exercício de sua função. Fomentando o processo de ensino aprendizagem por meio de metodologia progressiva modular, estimulando a construção dos saberes e a interação entre sujeitos que aprendem.

Após firmada a parceria com a empresa a execução do projeto é imediata. O jovem será matriculado no curso de aprendizagem profissional este que é devidamente validado pelo Ministério do Trabalho.

O curso de formação profissional acontece concomitante com a aprendizagem prática na empresa, ele é desenvolvido durante todo o período de contrato do aprendiz organizadas em tarefas de complexidade progressiva.

Organização do Curso: De acordo com as regras do Catálogo Nacional da Aprendizagem profissional (CONAP), o curso será desenvolvido da seguinte forma:

A Guarda Mirim de Suzano compromete-se, por meio de seu trabalho, a preparar os jovens para que possam aprimorar as habilidades já existentes e desenvolver outras competências, com a finalidade de ajudá-los no desenvolvimento pessoal e profissional, visando contribuir para o futuro individual e geral do meio social no qual estão inseridos.

Assim, a viabilidade da execução do projeto é totalmente possível, tendo em vista que a Guarda Mirim atua neste segmento há mais de 40 anos, com expertise no encaminhamento do jovem para o mundo do trabalho.

A grade curricular varia de acordo com cada modelo de contrato, em geral são trabalhados assuntos que desenvolvam suas habilidades e competências acerca do mundo trabalho, como: O que é ser aprendiz - Ética empresarial e comportamental; Comunicação Oral e Escrita; Diversidade Cultural; Educação Fiscal e Orçamentária; Educação para o Consumo; Meio Ambiente; Organização Para o trabalho; Raciocínio Lógico e Matemático; Saúde e Qualidade de Vida; Saúde e Segurança do Trabalho; Inclusão Digital.

Durante todo período do curso de aprendizagem os adolescentes são observados e acompanhados, possibilitando a execução da avaliação individual e coletiva, considerando os seguintes indicativos: conhecimento, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade, pontualidade, comprometimento e inciativa, tais indicativos demonstrados em ambientes de aprendizagem prática ou teórico servem para nortear o planejamento e as propostas oferecidas pela instituição.

Temos como ferramentas avaliativas a Avaliação Institucional, cuja sua finalidade é mensurar o entendimento do conteúdo individual e coletivo no encerramento de cada módulo, assim como a avaliação 180º, que é realizada semestralmente, esta tem como propósito avaliar os pontos fortes e fracos de todos envolvidos no processo do curso, tanto instituição como educando.

As avaliações não têm caráter punitivo de aprovações ou reprovações, sendo vistas como uma direção a ser seguida no planejamento das atividades, visando à vida pessoal e profissional.

Contato

GUARDA MIRIM DE SUZANO

UNIDADE JARDIM SANTA LUCIA

Rua Shimpei Sayama, 304 | Jardim Santa Lúcia, Suzano-SP | CEP-08615-230

Telefone: 11 4748-4911 / 11 4748-6477 / 11 4759-1378

UNIDADE TIRADENTES

Rua Tiradentes, 79, Centro, Suzano-SP | CEP-08674-195

Telefone: 11 4748-8003

E-mail: gmsuzano@gmsuzano.org.br

/guardamirimdesuzano

@guardamirimdesuzano

© 2021 - Todos os direitos reservados