Direitos das Mulheres é tema de palestra na Guarda Mirim de Suzano

Advogada Maria Margarida Mesquita pontuou os avanços e a eficácia da Lei Maria da Penha

A Guarda Mirim de Suzano (GMS Brasil) recebeu a advogada Maria Margaria Mesquita, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Suzano e coordenadora da Sala Rosa, para uma palestra sobre Direitos das Mulheres, abordando o combate e prevenção à violência de gênero, além dos avanços e eficácia da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006). A atividade contou com a participação dos integrantes do terceiro grupo da 66ª turma do Curso de Formação Básica.  

Maria Margarida Mesquita é advogada e atua na defesa da mulher em Suzano desde 1981. Desde 2004, ocupa a presidência da Comissão da Mulher Advogada e é coordenadora da Sala Rosa, anexo especial da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), especializada no atendimento de vítimas da violência doméstica, provendo auxílio jurídico e psicológico.

Segundo o presidente da GMS Brasil, Eduardo Raffoul, a apresentação da advogada é um pilar essencial para a formação dos adolescentes, uma vez que reforça a importância do combate ao sexismo, bem como as maneiras de se dar auxílio a pessoas que precisam. “Ser um aliado das mulheres, dando apoio emocional e até mesmo jurídico, por meio das denúncias, é uma forma de agir com cidadania e empatia pelo próximo”, explica.

A palestra foi marcada pela apresentação das principais diretrizes da Lei Maria da Penha, que foi criada como estratégia para coibir e combater a violência contra a mulher, além de garantir a punição dos agressores. Neste mês de agosto, a legislação completou 16 anos, endossando a campanha “Agosto Lilás” na cidade. Maria Margarida também apresentou aos adolescentes quais atitudes e ações podem ser tomadas por terceiros para dar auxílio e apoio às vítimas, além de especificar quais os tipos de violência reconhecidos pela lei.

Raffoul aponta que essa é uma aula fundamental para o Curso de Formação Básica e agradece a parceira com a palestrante. “Para nós é uma alegria receber a advogada, que já uma amiga da GMS, e ter essa troca de ideia tão importante com os adolescentes. Juntos estamos formando uma juventude consciente e comprometida com a criação de uma sociedade cada vez mais justa”, finaliza.

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais notícias

No more posts to show