Prevenção às drogas foi tema a partir do livro “Provas de Amor”, de Félix Romanos
A Guarda Mirim de Suzano (GMS Brasil) realizou nesta sexta-feira (02/12) um sarau literário com 90 adolescentes do curso de Formação Básica – 66ª Turma 2. O evento abordou o combate e prevenção às drogas a partir do livro “Provas de Amor: Histórias de Esperança na Luta Contra as Drogas”, de autoria do empresário suzanenses Félix José Romanos. A atividade contou com diferentes expressões artísticas, sendo prestigiada pelo presidente da instituição, Eduardo Raffoul.
A obra abordada pelos adolescentes retrata histórias de superação de ex-dependentes químicos, o processo de dependência, o reconhecimento da fragilidade e os impactos que a problemática traz. A partir da leitura do livro, os jovens traduziram a vivência com diferentes expressões artísticas, tais como a recitação de poesias e apresentações musicais que dialogam com a temática.
O presidente da instituição, Eduardo Raffoul, destacou a importância do sarau. “A atividade tem como proposta central abordar a prevenção e o combate às drogas de uma maneira lúdica, trabalhando a criatividade dos adolescentes, elevando o nível do debate e incentivando o hábito da leitura. Todo o processo de elaboração das peças foi acompanhado nas oficinas, garantindo total liberdade de criação e interpretação. Esse é um momento importante para que todos compartilhem suas impressões e saibam como se expressar através da arte, seja qual for o meio”.
Durante o sarau, os jovens recitaram uma poesia coletiva, com todos os sentimentos percebidos no livro; fizeram uma apresentação sobre a importância da educação na prevenção às drogas; analisaram o tema discriminação transexual e abuso sexual, a partir do relato da personagem Ariadne; abordaram o papel do esporte na história do personagem Jefferson e a superação do personagem Manga; elaboraram um cordel de histórias e fizeram interpretações de canções, como “Homem na Estrada” (Racionais MC’s) e “Ilusão ‘Cracolândia’” (Alok).
O presidente parabenizou os adolescentes e enalteceu a importância da discussão sobre o livro. “Cada história nos ensina um pouco mais sobre a vida. A leitura é um grato presente, sendo uma obra escrita por um grande amigo da GMS. Félix está sempre conosco, ministrando palestras e trazendo mais conscientização para a juventude”, disse ao destacar o encontro que os adolescentes tiveram com o autor no último mês de abril.