Encontro recebeu dez adolescentes da instituição para o debate temático
A Guarda Mirim de Suzano (GMS Brasil) marcou presença na 12ª Conferência Lúdica e Convencional Municipal da Criança e do Adolescente, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas). O evento ocorreu na última segunda-feira (12/12) e contou com a presença do presidente da instituição, Eduardo Raffoul, e representantes dos setores Social e Pedagógico, além de um grupo de dez adolescentes aspirantes.
A participação da GMS decorre dos diálogos internos realizados com os jovens entre os dias 21 e 25 de novembro. Na oportunidade, os integrantes discutiram os eixos da conferência, conforme tema definido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que trata da “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19; violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
De acordo com o presidente Eduardo Raffoul, a participação da instituição é de extrema importância para a garantia de direitos deste público, sobretudo neste período pós-pandemia. “Além da formação para o mundo do trabalho, a GMS exerce um papel social indispensável para a vida de dezenas de adolescentes e suas famílias, garantindo o acompanhamento psicossocial e atendendo às necessidades observadas, de maneira a garantir um futuro melhor por meio da assistência, da capacitação e da oferta de oportunidades”, pontuou.
O grupo de dez adolescentes, acompanhado por representantes dos setores Social e Pedagógico, levou as considerações dos diálogos internos para a conferência, a fim de agregar e participar ativamente das discussões realizadas no encontro municipal sediado no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, contando com aproximadamente 200 pessoas.
A conferência também foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi; pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo; pelo vereador Joaquim Rosa; pela presidente do Comdicas, Suzana Rosa; pela presidente do Conselho Tutelar 1, Jaqueline Esteves Francisco; pelo presidente do Conselho Tutelar 2, Wellington Vinicius; e pela coordenadora da comissão da conferência, Cristiana do Nascimento.
Ainda estiveram presentes integrantes dos Conselhos Tutelares 1 e 2 e das entidades Instituto Virtutis, Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), Fundação MGI, Instituto Amar Holiness, Projeto Pescar, Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), Instituto Thadeu José de Moraes (ITJM) e da Comunidade Kolping.