Curso de Aprendizagem:
Curso de Formação Técnico Profissional – Programa Jovem aprendiz
Objetivo Geral
O Programa de Aprendizagem ofertará formação técnico profissional, conhecimentos e habilidades básicas e específicas para o exercício da função. Fomentando o processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologia progressiva modular, estimulando a construção dos saberes e a interação entre sujeitos que aprendem.
Objetivos Específicos:
∙ Propiciar atividades que possibilitem o amplo desenvolvimento no meio social e profissionais em que estão inseridos;
∙ Disponibilizar situações que permitam a expansão do conhecimento; ∙ Promover o desenvolvimento do pensamento crítico, análise e resolução de conflitos,
∙ Contribuir para o desenvolvimento de habilidades que estão latentes e potencialização das já existentes;
∙ Enfatizar a importância da educação e permanência no sistema educacional; ∙ Fortalecer os vínculos familiares;
∙ Incentivar vivências que permitam trocas de experiências e que possibilitem criar condições de relacionamentos interpessoal e em grupo saudáveis;
∙ Possibilitar as empresas da região a desenvolver um projeto social, ao inserir um jovem aprendiz em sua organização além de oportunizar a possibilidade de encontrar novos talentos.
Público Alvo:
Menores de idade a partir dos 14 anos, com data de nascimento informada no processo de inscrição, interessado em participar do programa de Formação Básica. O encaminhamento se dá a partir da conclusão do curso de Formação.
Público Alvo:
Para os maiores de idade (18 a 22 anos) que desejam participar do programa jovem aprendiz.
Organização do curso:
De acordo com as regras do Catálogo Nacional da Aprendizagem Profissional (CONAP), o curso será desenvolvido da seguinte forma:
∙ Teoria: A parte teórica do programa de aprendizagem deve ser desenvolvida pela entidade formadora distribuindo-se as horas no decorrer de todo o período do contrato de forma a garantir a alternância e a complexidade progressiva das atividades práticas a serem vivenciadas no ambiente da empresa.
∙ Prática: As atividades práticas desenvolvidas no ambiente da empresa contratante devem ter correspondência com a CBO ou Arco Ocupacional escolhido.
Metodologia
Após firmada a parceria a execução do projeto é imediata. O jovem será matriculado no curso de aprendizagem profissional na instituição, de acordo com o CBO ou arco da sua ocupação, o mesmo receberá sua programação do início ao fim do contrato em forma de calendário com identificação dos dias de atividades práticas e teórica (em conformidade ao Catalogo Nacional de Aprendizagem (CONAP)